Tanto o zelador quanto o síndico são responsáveis por garantir o bom funcionamento do condomínio. No entanto, cada um possui funções diferentes. Ainda assim, isso pode causar confusão entre os moradores.
Fazer a gestão e administrar um condomínio é algo sério e precisa de atenção redobrada. Por isso, os afazeres precisam ser divididos para que sejam bem feitos. E dois cargos que merecem atenção neste contexto são: síndico e zelador. Ambos possuem inúmeras obrigações que devem ser cumpridas com o objetivo de atender as expectativas dos condôminos.
Para compreender melhor as diferenças nas funções do síndico e do zelador, selecionamos alguns tópicos, que você vai conferir logo abaixo.
Funções do síndico
O síndico é responsável pela administração do condomínio, onde suas atribuições são inúmeras, desde tarefas diárias, semanais, mensais e até anuais.
Sua principal tarefa é cuidar e manter a saúde financeira, contábil e social do condomínio. Além disso, o síndico tem grande papel na comunicação dentro do condomínio, sendo encarregado de mediar conflitos e promover a compreensão e empatia entre os condôminos.
Deveres do síndico
Confira abaixo quais são os deveres que o síndico do condomínio possui:
- O síndico pode realizar a cobrança judicial dos atrasados;
- Em assembleias e prestações de contas, revelar o número de unidades inadimplentes, bem como o valor total da dívida. Importante: estes dados só podem ser revelados nas assembleias, não infringindo o Código de Defesa do Consumidor;
- Síndico também pode contratar e demitir funcionários;
- O síndico pode aplicar multas previstas no regulamento interno;
- Pode realizar obras emergenciais de baixo custo, sem autorização da assembléia, mas prestando contas posteriormente, se este estiver no limite da convenção;
- Pode pagar as contas ordinárias do condomínio, mediante previsão, aprovação da assembleia, fazendo a prestação de contas do ato posteriormente, ou seja, é na assembleia que o síndico vai explicar e fazer sua prestação de contas.
Funções do zelador
Como o próprio nome já diz, o zelador é quem zela pelo condomínio. Ele é o responsável por coordenar o dia a dia do condomínio, garantindo que tudo funcione da melhor maneira possível, conforme planejamento do síndico.
O zelador acaba sendo o braço direito do síndico, garantindo a boa comunicação dentro do condomínio, fiscalizando as áreas comuns, realizando manutenções básicas e coordenando o trabalho de outros funcionários, como equipe da limpeza, segurança etc.
Atribuições do zelador
Dentre as principais atribuições do zelador, estão:
- Fiscalizar o uso das áreas comuns;
- Verificar o funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas do condomínio;
- Zelar pela boa convivência e sossego no condomínio conforme o regimento interno e a convenção;
- Treinar novos funcionários;
- Fiscalizar o andamento do trabalho de todos os funcionários;
- Comunicar o síndico sobre qualquer irregularidade;
- Distribuir as tarefas diárias de limpeza do condomínio;
- Orientar e auxiliar os moradores sobre eventuais problemas estruturais;
- Alertar e notificar os moradores sobre as regras de segurança;
- Repassar reclamações dos condôminos ao síndico;
- Fiscalizar e acompanhar serviços de reparos;
- Inspecionar e zelar pela prestação do serviço de terceiros.
Síndico e zelador devem formar uma dupla trabalhando em prol de um mesmo objetivo: resolver as dificuldades que venham dos moradores ou do próprio condomínio.