Condomínio

Dicas sobre limpeza da caixa d’água do condomínio

Caixa d'água do condomínio limpa, saúde garantida

A limpeza da caixa d’água em condomínios é de suma importância, dado que a maior parte das doenças estão ligadas direta ou indiretamente à água.

Você sabia que é de responsabilidade do síndico a limpeza e manutenção da caixa d’água do condomínio? Exatamente, e não só isso. Caso algum morador venha a passar mal por causa da má qualidade da água, o síndico poderá ser acionado judicialmente. Realmente este assunto merece muita atenção, pois está ligado à saúde de todos no condomínio.

Por se tratar de um assunto tão importante, o Blog Vida de Síndico foi em busca de informações sobre a frequência ideal de limpeza, como a limpeza da caixa d’água deve ser feita e o que é preciso analisar na hora de escolher a empresa ideal para este serviço. Confira!

Frequência da limpeza da caixa d’água

Para que a água do condomínio esteja sempre saudável para todos os moradores, todo cuidado é pouco. Nem todos os estados possuem uma lei específica para isso, mas é recomendado que a limpeza ocorra a cada seis meses, pois somente assim será possível manter as condições adequadas de higiene.

Outro cuidado que o síndico deve ter é com relação ao período do ano para a execução do serviço. O ideal é que a limpeza da caixa d’água aconteça em fevereiro e outubro. O motivo é simples: os moradores não vão querer ficar sem água limpa e saudável em pleno verão ou inverno.

Hora de escolher a empresa

No momento de escolher a empresa que prestará o serviço de limpeza da caixa d’água, é importante pesquisar se ela possui alvará da vigilância sanitária para funcionar, se os funcionários são capacitados e treinados para realizar o serviço e se estes fazem uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Estes itens de segurança são importantes, já que os trabalhadores estarão expostos a produtos químicos e podem trabalhar na altura.

Limpeza da caixa d’água

Como comentamos anteriormente, manter a caixa d’água limpa é fundamental para a segurança e saúde de todos no condomínio, mas lembre-se de avisar à todos sobre a data da limpeza. Agora confira alguns procedimentos que a empresa contratada deve seguir para fazer a limpeza corretamente:

  • Checar situação estrutural e externa da caixa d’água;
  • Fechar o registro de entrada de água e esvaziar a caixa;
  • Para a limpeza deve-se escovar as paredes internas e a tampa. Fique atento ao procedimento, pois não se deve usar escovas com cerdas metálicas, detergentes ou qualquer tipo de sabão;
  • Feita a remoção do lodo, deve-se descartar a água pela tubulação de limpeza;
  • Feita esta limpeza é hora de fechar a caixa d’água, se possível com lacre ou um cadeado, impedindo assim a entrada de qualquer elemento estranho;
  • Finalizado este processo, deixar encher o reservatório e liberar para o consumo.

Logo após o procedimento é muito importante realizar uma análise bacteriológica, que vai verificar a eficiência da limpeza. Apesar de algumas empresas que fazem a limpeza oferecer o teste, é recomendável que este seja realizado em um laboratório.

Dica: lembre-se de sempre anotar a data que foi realizada a limpeza.