Condomínio

Dicas para ter uma horta no condomínio ou no apartamento

Horta comunitária dentro de um condomínio residencial

Ainda que o seu condomínio não possua muito espaço, é possível montar uma horta até mesmo no apartamento.

Imagine você ter ao seu alcance frutas, verduras e legumes fresquinhos, com a garantia de estarem livres de qualquer tipo de agrotóxico. Imaginou? Essas são as vantagens mais visíveis quando falamos de uma horta. As hortas comunitárias dentro de condomínios, além de serem uma excelente opção para manter a qualidade da saúde, contribuem também para o bem-estar e convívio dos moradores.

Mas pode surgir a seguinte dúvida: meu condomínio não possui espaço suficiente, como vou montar uma horta?

Neste caso, uma boa opção para o pouco espaço no condomínio são as hortas verticais. Para esta modalidade de horta, é uma boa opção escolher plantar hortaliças como a salsinha, a cebolinha e o coentro, assim como ervas para chás. Outra possibilidade para este tipo de horta são as folhas medicinais, como a camomila, a hortelã, a malva e até o boldo.

No entanto, caso seu condomínio tenha a disponibilidade de ao menos 4m², é possível criar uma horta horizontal. Mas antes de começar a comprar as sementes e a terra, o primeiro passo é propor a ideia da horta em uma assembleia. No caso da horta comunitária, ela pode passar por dois tipos de aprovações na assembleia. Primeiro cenário: se a horta for feita em área não construída, poderá ser caracterizada com obra útil e então apenas uma aprovação simples já seria suficiente. Segundo cenário: caso o espaço escolhido para a horta seja em algum local já construído, o número necessário para aprovação será de pelo menos dois terços dos condôminos, como estipula o Código Civil nos artigos 1.341 e 2.342.

Cuidados diários com a horta no condomínio

Uma vez que o projeto seja aprovado em assembleia é preciso tomar alguns cuidados diários, como:

  • Um comitê responsável pelos cuidados diários com a horta;
  • Escolher um local que receba, pelo menos, quatro horas de sol diárias;
  • Realizar manutenção constante da horta, tendo como objetivo a rega, retirada das ervas daninhas, colheita das hortaliças e o cuidado com o ciclo de crescimento.

Importante: a rega da horta deve ser feita toda manhã, assim se evita o desperdício de água por evaporação. Outro ponto que merece atenção é a retirada das plantas daninhas, pois isso garante a prevenção contra pragas e preserva o crescimento da horta.

Horta no apartamento

Da mesma forma como no condomínio, a horta no apartamento também não precisa de um grande espaço. É possível utilizar o parapeito da sacada ou janela ou uma parede na qual seja possível construir uma horta vertical. Enfim, uma vez que você tenha escolhido como será sua horta caseira, é importante lembrar que ela precisa receber luz solar diretamente em algum período do dia.

Cuidados diários com a horta no apartamento

Há quem acredite que manter uma horta no apartamento é tarefa complicada e que necessita de muita dedicação. Mas essa tarefa pode ser facilitada e até se tornar um momento relaxante, basta seguir algumas dicas:

  • Drenagem: para evitar o acúmulo de água nos vasos e canteiros, basta fazer um furo na parte inferior do vaso ou utilizar pedra ou argila expandida.
  • Colheita única: caso o espaço que você tenha seja muito limitado, uma boa opção são as espécies de colheita única, como a alface. Uma vez que você colheu, pode escolher outra espécie para cultivar. Lembre-se de que algumas não são tão sociáveis e necessitam de vasos exclusivos, este é o exemplo da hortelã e salsinha.
  • Adubos: você pode tornar sua horta em uma horta orgânica com os adubos caseiros. Eles são excelentes opções para aproveitar restos de comida que iriam para o lixo, como casca de ovo e banana. Sua horta vai crescer muito mais bonita e saudável. No entanto é importante utilizar o fertilizando a cada três meses.
  • Plantio: cada muda precisa de um espaço mínimo de 5 cm entre elas, sem falar que necessitam de pelo menos 4 horas de luz solar direta, para crescerem saudáveis.
  • Manutenção: para que sua horta esteja sempre saudável, é preciso regá-la, tomando o cuidado para não acumular água e podá-la, para estimular a produção de novas folhas.