A escassez de água é um problema sério e que precisa de atenção constante!
Toda forma de economia é muito bem-vinda e no condomínio o síndico pode mobilizar os moradores, incentivando o consumo de água mais sustentável.
Pensando nisso, o Blog Vida de Sìndico reuniu 8 dicas para economizar água no condomínio. Confira:
1. Tecnologia é aliada da economia de água
Todos os anos, empresas oferecem novidades tecnológicas para reduz o consumo.
Síndico, busque informação e faça da tecnologia e de outros aparatos inovadores seus aliados na luta para diminuir o consumo de água no seu condomínio.
2. Não deixe que os condôminos esqueçam de economizar água
Espalhe lembretes nas áreas comuns do prédio lembrando alguma formas de como economizar água. Por exemplo: não demorar no banho, usar a máquina de lavar roupas somente na capacidade total e fechar a torneira enquanto ensaboa as louças da cozinha.
3. Procure os vazamentos
É importante programar inspeções constantes para detectar possíveis vazamentos.Sendo assim, faça a fiscalização de forma periódica de todas as válvulas e torneiras do edifício.A vistoria pode ser feita por um zelador e vai indicar se há desperdício.
Se for observado qualquer vazamento, providencie o reparo pelo condomínio ou, se for o caso, passe para o apartamento responsável.
Não deixe de incluir na inspeção a caixa d’água e realize a limpeza dela frequentemente.
4. Gaste menos água nas torneiras e chuveiros
No mercado existem muitas empresas especializadas em redutores de vazão.
Quando instalados em chuveiros e torneiras dos apartamentos, eles garantem uma economia significativa de água.
Os redutores vão desde aquelas simples “redinhas de ferro” que direcionam a água, passando por válvulas redutoras de pressão até aparelhos mais sofisticados.
5. Hidrômetros individuais podem auxiliar na conscientização
A individualização dos hidrômetros é outra ótima medida para economizar água.
O sistema tradicional é o condomínio ratear o gasto de água entre os moradores. Com os hidrômetros individuais, cada apartamento paga apenas o que consumir e aí há uma motivação para que cada unidade adote hábitos que diminuam o uso de água.
6. Atenção ao aquecimento
Muitos esperam sair toda a água fria que fica no encanamento para então usar a torneira ou o chuveiro, o que causa grande desperdício
Para evitar este gasto é importante verificar se a tubulação hidráulica de água quente foi instalada de forma adequada. Além disso, já é possível encontrar no mercado sistemas modernos que eliminam o desperdício de água ao esperar o aquecimento.
7. Vasos sanitários não podem ser esquecidos
Você sabia que as bacias com válvulas mais antigas soltam entre 12 e 24 litros de água por descarga?! Já os vasos mais modernos, com caixa acoplada, despejam apenas 6 litros. Há ainda sanitários que despejam volume de água diferente conforme a necessidade.
Sendo assim, uma troca que vale a pena o investimento são os vasos sanitários. Aproveite as reuniões de condomínio para compartilhar essa informação com todos os moradores.
8. Reaproveite a água
Um alternativa é reaproveitar a água da chuva para regar jardins e para fazer a limpeza das áreas comuns.
Outra opção é implementar uma estação de tratamento de água simples, mas que garanta um uso para o banho e para as pias diferente do que vai para as descargas.
Já conseguiu implementar todas essas dicas no seu condomínio? Se ainda não, faça um comparativo e perceba o quanto o condomínio terá de economia´no final do mês.
Os moradores ganham, a sociedade ganha e você garante uma boa gestão do condomínio. Comece agora mesmo!