Segurança em condomínios é uma das principais pautas de assembleias e com o objetivo de otimizar e reduzir custos, as soluções tecnológicas são cada vez mais buscadas.
A transformação digital chegou também aos sistemas tecnológicos de segurança e gerenciamento de condomínios. Para reduzir o índice de violência, proporcionando mais segurança e comodidade aos condôminos e seus funcionários, síndicos e moradores buscam cada vez mais soluções tecnológicas para seus condomínios.
Inovação
Seres humanos são passíveis de erros, já na tecnologia os erros e falhas são muito menores pois estão recebendo apoio de padrões lógicos e automatizados da computação.
Um bom exemplo disso é a identificação digital, conforme citamos no texto “Como definir o melhor sistema de controle de acesso ao condomínio”.
Redução de custos
A implantação de soluções tecnológicas trás, além de otimização e inovação para o condomínio, também a redução de custos, já que neste processo existe uma redução do quadro de funcionários.
Processos internos
Além da considerável redução de custos, outro ponto importante que deve receber atenção é a otimização dos processos internos do condomínio, que com a incorporação de um sistema moderno, poderá controlar e cadastrar a entrada de fornecedores e prestadores de serviços. Isto possibilita aos moradores uma lista de fornecedores e prestadores de serviço que atendem seu condomínio.
Rede de fibra óptica
Novos condomínios já estão sendo planejados para serem inteligentes para solucionar as necessidades da sociedade moderna. Nestes condomínios inteligentes a instalação de uma rede de fibra ótica garante acesso à internet de alta velocidade, facilitando e garantindo mais segurança e conforto aos condôminos.
Neste tipo de construção, a intenção é facilitar a rotina de todos que podem contar com recursos de portaria remota, vigilância, assim como novas soluções que podem surgir a qualquer momento.
Tecnologias aplicadas a segurança em condomínios
Nas últimas décadas houve uma redução no custo de componentes eletrônicos, assim como a expansão da internet. Por isso, a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia.
Sendo assim, tanto síndicos como condôminos devem estar atentos ao que o mercado oferece de tecnologia e possibilidades para os condomínios.
Com base nisso, o Vida de Síndico buscou as seis soluções tecnológicas mais procuradas no mercado. Confira:
Gestão de espaços em comum
Imagine a possibilidade de realizar uma consulta em um calendário de uso dos espaços em comum, como salões de jogos e espaços gourmet, tendo a chance de agendar uma reserva sem a necessidade de ligar para o síndico ou consultar um quadro de avisos.
Isso já é realidade de soluções que dispõem de aplicativos que permitem estas consultas e reservas, permitindo assim que o síndico possa se dedicar aos assuntos mais estratégicos do condomínio.
Redes sociais fechadas
As redes sociais fechadas funcionam como as redes sociais abertas que conhecemos (WhatsApp, Facebook, Telegram etc). Porém os acessos à estas redes sociais privadas é restrito apenas aos condôminos e funcionários do condomínio.
Elas funcionam muito bem na comunicação entre moradores e funcionários. Proporcionam maior comodidade, eficiência e transparência, principalmente evitando ruídos na comunicação entre síndicos e proprietários.
Algumas destas ferramentas dispõem de enquetes para tomada de pequenas decisões entre moradores. Para o futuro planeja-se a realização de reuniões e assembleias dentro de suas próprias plataformas, sem a necessidade da presença dos condôminos.
Integração
Imagine a possibilidade de gerenciar um condomínio em um único software! Um espaço virtual onde os moradores possam emitir boletos para pagamento de taxas e contas, ter acesso a prestação de contas do condomínio, bem como manter uma comunicação direta com o síndico. Isso tudo já é realidade!
O mercado oferece soluções que funcionam como centrais de atendimento aos condôminos, os quais podem acessar por meio de um site ou aplicativo de celular o seu condomínio.
Existe a possibilidade do morador acessar e conferir de forma remota os registros de entrada e saída de seu apartamento ou casa, bem como conferir a movimentação dos espaços em comum.
Sustentabilidade
A tecnologia vem sendo utilizada principalmente para a segurança dos condomínios, mas além disso ela também promove economia, como a implantação de soluções tecnológicas para a sustentabilidade.
Sensores automáticos de iluminação nas áreas comuns, captação de energia solar para utilização nas áreas comuns, assim como elevadores ecoeficientes (modelos que geram energia quando o equipamento se movimenta) e até controle de consumo de água com medição via radiofrequência (hidrômetro que identifica vazamentos), são exemplos de soluções tecnológicas que visam proteger o meio ambiente e seus recursos.
Drones
Sendo considerado uma das maiores novidades tecnológicas, os drones estão sendo utilizados para complementar a vigilância dos condomínios.
Equipados com câmeras de visão noturna, eles são eficazes pois podem ser controlados a distância, permitindo o monitoramento de locais onde não é possível a instalação de câmeras, como áreas externas dos condomínios.
Porteiro virtual
Com o porteiro virtual o condomínio ganha com a facilidade de ter uma central externa, tendo a possibilidade de acionar as autoridades em casos de emergência. Além disso, outros dois grandes problemas que este sistema elimina para síndicos e moradores são os altos custos trabalhistas e erros humanos.
Sabemos o quanto é oneroso o custo para manter um colaborador legalizado no condomínio. Sendo assim, essa substituição reduz tanto os custos quanto riscos judiciais.
Evolução constante
As tecnologias voltados aos condomínios estão em crescente evolução e podem vir inovações ainda maiores com a popularização dos condomínios inteligentes e o avanço da internet.
Síndicos e moradores precisam estar atentos às novidades que o mercado oferece, principalmente no que diz respeito à comunicação, com o intuito de otimizar constantemente a segurança e os investimentos no condomínio.
Muitos ainda acreditam que investimentos como estes apresentados acima são difíceis de serem implantados no condomínio e requerem altos investimentos de implantação e manutenção.
No entanto é preciso ponderar as necessidade de cada condomínio e seus moradores. Afinal, ninguém quer se manter refém dentro de sua própria casa e muito menos sofrer com assaltos.
Portanto, para concluir, é importante reunir-se com os moradores e debater tais soluções, apresentando como será possível potencializar a economia de recursos e reforçar a segurança tanto para moradores, quanto para funcionários, fazendo uso das tecnologias aplicadas ao condomínio.