O profissionalismo na gestão do condomínio deve existir independentemente se o síndico responsável pela administração possui ou não especialização para exercer a função.
A gestão do condomínio vem se tornando cada vez mais desafiadora, sendo comparada à administração de uma empresa. Por este motivo, a profissionalização de condomínios já é uma realidade em grande parte dos empreendimentos no Brasil. Isso intensificou a busca por sistemas que garantam uma gestão de condomínio eficiente, tornando possível a garantia do bem-estar e segurança dos moradores.
Com o objetivo de auxiliar o síndico a garantir o profissionalismo e eficiência em sua gestão, o Blog Vida de Síndico reuniu quatro dicas práticas para dar mais tranquilidade em sua rotina e dar andamento nas atividades. Confira:
1. Manutenção preventiva constante
No momento de elaborar a previsão orçamentária anual, o síndico deve levar em consideração a manutenção predial preventiva. Deve-se levar em conta quais ações devem ser realizadas a curto, médio e longo prazo durante sua gestão, pois essa iniciativa pode contribuir para minimizar riscos operacionais e possíveis despesas fora de hora, as quais podem ser ocasionadas pela falta de cuidado.
2. Avaliação de fornecedores antes da contratação
No momento de contratar um serviço de terceiros é importante se atentar ao preço cobrado, mas não se pode esquecer da qualidade tanto do produto quanto do trabalho que será oferecido, principalmente quando se trata de segurança do condomínio. Além disso, é recomendável realizar ao menos três orçamentos com fornecedores diferentes.
Já a respeito da segurança, busque por empresas com referência no mercado e que ofereçam tanto suporte na instalação quanto no uso da solução escolhida.
3. Mediar conflitos e manter boa comunicação com os condôminos
Conviver entre tantas pessoas diferentes pode gerar conflitos. Por isso é importante que tanto o síndico quanto seus funcionários tenham perfis imparciais e conciliadores diante de diferentes cenários.
Tem uma frase que diz: “crie o hábito de encerrar conversas que envolvam fofocas sobre outras pessoas“. As fofocas podem acabar com o clima de trabalho entre os funcionários do condomínio, além de gerar conflitos e ainda arruinar reputações. Para alguns, fuxicar não passa de um hábito inofensivo, mas basta o comentário ser negativo para ser considerado fofoca.
No entanto, se as reclamações forem inevitáveis, estas devem ser registradas no livro ou sistema de gestão do condomínio, garantindo assim a imparcialidade do síndico e funcionários.
O comprometimento e ética de todos vai garantir tanto o bom relacionamento com os moradores, quanto uma comunicação eficaz, promovendo assim uma gestão de condomínio eficiente e transparente.
4. Controle de acesso seguro e eficiente
A tecnologia se tornou uma verdadeira aliada na administração de condomínios e investir na adoção de soluções em segurança tem contribuído para valorizar o empreendimento e torná-lo ainda mais protegido. A portaria remota é uma das principais tendências para modernizar a portaria de condomínio e é considerada hoje a solução ideal para organizar o controle de acesso e a segurança do prédio.
Saiba mais sobre quais são as tendências e tecnologias aplicadas para segurança em condomínio.
Conheça mais sobre o Vida de Síndico e saiba como a solução pode ajudar a promover uma gestão de condomínio eficiente.