É como dizem: “gentileza gera gentileza”. Educação, cordialidade e civilidade são fundamentais para fortalecer a boa convivência em condomínios.
Mais do que normal, a convivência não é tarefa fácil, ainda mais em condomínio, onde moram muitas pessoas com estilos de vida e hábitos completamente diferentes.
Respeitar o regimento interno é primordial, no entanto atitudes de gentileza podem mudar todo o clima entre os moradores. Para que a convivência seja realmente harmoniosa e evite aquelas gafes com os vizinhos, selecionamos algumas dicas sobre etiqueta no condomínio, abordando comportamento, postura e bons modos para os moradores.
1. Garagem
Imagine a cena: é madrugada e após uma longa viagem de carro você só quer chegar o quanto antes na sua casa para relaxar, porém ao entrar na garagem do condomínio se depara com a sua vaga ocupada por outro carro. Essa realmente é uma situação muito complicada e desagradável, uma vez que estacionar o carro na vaga de outro morador é terminantemente proibido, bem como deixar objetos aleatórios na vaga de outrem. Caso isto aconteça, converse com o morador ou deixe um bilhete no para-brisa, se ainda assim não obter sucesso, leve o caso para o síndico, que deverá tomar as devidas providências. Agora, arranhou o carro do vizinho ao estacionar? Deixe um bilhete no para-brisa com seu contato para que possa pagar o prejuízo. Seja gentil, sempre!
Outras dicas importantes sobre o uso da garagem:
- Usou o carrinho de compras do condomínio? Então devolva ele ao seu lugar de origem;
- As leis de trânsito também valem para condomínios, então respeite o limite de velocidade;
- Dê a preferência para quem estiver chegando na garagem;
- Use luz baixa.
2. Lixo
Infelizmente, é comum vermos no trânsito pessoas arremessando lixos da janelas de seus carros, e da janela do apartamento. Essa atitude, além de sujar as áreas comuns do condomínio, ainda pode atingir e machucar alguém. Então, não jogue papéis, bitucas de cigarro ou quaisquer outros tipos de lixo pela janela do apartamento.
Outro cuidado importante: verifique e cuide para que seu lixo esteja sempre devidamente ensacado e sem exalar cheiro forte.
Outros pontos importantes sobre a limpeza no condomínio:
- A limpeza é de responsabilidade de todos pois todos devem contribuir para manter a higiene do prédio;
- Contribua para a separação correta do lixo;
- Jogar lixo pela janela? Nem pensar!
3. Barulho
Sempre um motivo de desavenças entre os vizinhos é o excesso de barulho. Seja na área de lazer ou áreas privativas (música em volume mais alto, ouvir TV ou até mesmo falar), deve-se respeitar a lei do silêncio, que em geral é das 22h às 8h.
Nas áreas comuns, como churrasqueiras e salão de festas, o cuidado é redobrado, já que não se deve deixar o som propagar-se para fora, bem como os convidados não devem circular pelo prédio. O anfitrião dita as regras e deve cuidar para que o ambiente esteja organizado após o fim do encontro.
Importante: as crianças devem seguir as mesmas regras que os adultos. Não se pode deixá-las soltas; importante lembrar que o porteiro não tem que cuidar delas, mas sim da portaria.
Outras dicas importantes sobre barulho no condomínio:
- Não exagere na quantidade de festas;
- Opte por tapetes emborrachados nas quartos das crianças, para evitar a propagação do som;
- Evite ouvir música alta demais mesmo durante o dia;
- Evite lavar roupas ou lavar a casa à noite;
- Use e abuse do bom senso.
4. Elevador
Pequenos gestos são capazes de mudar o dia de alguém e o seu também. Um sorriso, um “bom dia”, um “como vai?”, mudam tudo. Desejar um simples “bom dia” para seu vizinho ao entrar no elevador é capaz de promover um ambiente mais agradável a todos. Agora, se uma palavra pode mudar tudo, imagine uma atitude!
Aguardar a saída de outras pessoas do elevador, assim como segurar a porta para elas, sempre que possível, demonstram gentileza e educação. Faça o teste e veja como seu dia pode ser melhor!
Acesse aqui um texto somente sobre boas maneiras no elevador!
Outras dicas importantes sobre etiqueta no elevador:
- Não segure o elevador, principalmente em horários de pico;
- Espere as pessoas saírem para então entrar no elevador;
- Respeite as regras de uso do elevador aprovadas em assembleia;
- Seja educado, respeitando a fila e dando preferência para gestantes, idosos e pessoas com crianças de colo.
5. Crianças
É importante, desde cedo, instruir as crianças sobre a boa convivência em um condomínio respeito de barulho, etiqueta, gentileza, práticas seguras nas áreas de lazer e outros pontos.
As regras dentro do condomínio valem também para as crianças e é de responsabilidade dos pais fazer isso valer.
Alguns pontos importantes sobre crianças em condomínio:
- Verifique o que informa o regulamento interno do seu condomínio, mas os limites de horários para as crianças brincarem nas áreas comuns costuma ser entre 9h e 20h;
- Crianças pequenas precisam estar acompanhadas por adultos, afinal os condomínios possuem vários lugares perigosos para elas, como: piscinas, instalações elétricas, escadas, elevadores etc.
- As crianças devem ser instruídas a não atrapalhar os funcionários do condomínio em suas tarefas;
Conforme comentamos no item 3 sobre barulho no condomínio, os funcionários já possuem suas funções, sendo assim não podem fazer jornada extra como babás, nem que seja apenas “por cinco minutos”; - Dentro do apartamento, os pais devem limitar o horário para brincadeiras até no máximo às 22h.
6. Etiqueta profissional
A etiqueta também vale para os funcionários do condomínio, que necessitam de trato tanto com seus colegas quanto com os moradores. Entre os itens de etiqueta mais comuns para os funcionários estão: uso do uniforme e/ou estar vestido de forma adequada para o ambiente, apresentar-se limpo e principalmente não fazer comentários com terceiros sobre as rotinas do condomínio. Além disso, pode-se enumerar outras regras básicas sobre comportamento adequado dos funcionários dentro do condomínio:
- Lealdade: não repassar informações tanto de condôminos quanto do próprio edifício para terceiros;
- Discrição: não falar demais e nem muito alto;
- Separar o profissional do pessoal: no ambiente de trabalho o relacionamento deve ser apenas profissional;
- Confidencialidade: não espalhar informações, guardando para si segredos que tomar conhecimento;
- Não ser curioso: evitar perguntas que não se relacionem ao trabalho;
- Não fazer cumprimento indevido: dar tapinhas nas costas, fazer questão de pegar na mão do condômino e dar beijinhos são atitudes impróprias.
7. Animais de estimação
Outro ponto que requer atenção é sobre a circulação dos animais de estimação no condomínio. É preciso ter conhecimento sobre as regras do condomínio no que se refere aos pets, mas caso o condomínio não conte com isso, é possível seguir algumas etiquetas:
- Os pets não devem circular sozinhos nas áreas comuns e muito menos nos locais não permitidos;
- Use o elevador de serviço para transportar seu animal de estimação;
- Cuide com latidos muitos altos e/ou excessivos;
- Se o animal for agressivo e/ou de grande porte, coloque nele uma focinheira. Cuide principalmente no elevador, onde o ambiente é pequeno e pode causar proximidade forçada.
- Não permita que seu pet faça as necessidades nas áreas comuns, inclusive nas garagens.