É durante o inverno que nosso corpo mais sofre, já que com as baixíssimas temperaturas surgem os grandes riscos para a nossa saúde.
Em caso de pouca prevenção, pode-se sim pegar muitas doenças ou, ainda pior, agravar aquelas que estão alojadas no nosso corpo, durante o inverno.
Sendo assim, é importante ser mais cauteloso e protegido nos dias mais frios.
Para te ajudar nesta tarefa, selecionamos algumas dicas com o intuito de manter a saúde em dia. Mas antes disso, você já parou para pensar por qual motivo é no inverno que ficamos mais doentes?
Para compreender por qual motivo é neste período que as doenças aparecem em maior abundância, é importante sabermos que as bactérias e vírus adoram os locais mais quentes e que possuam o que eles necessitam para conseguir sobreviver, evoluir e se multiplicar. Sabe qual é a morada perfeita? O corpo humano, já que ele é quente e úmido.
Sabendo disso, observamos que, nos dias frios, as pessoas tendem a permanecer em ambientes fechados junto com outras pessoas para se protegerem do frio. Isso acaba acarretando uma proliferação muito rápida dos vírus e bactérias, já que nesses ambientes mal ventilados a proximidade das pessoas facilita a transmissão de doenças.
Outro fator que influencia a proliferação dos vírus e bactérias é o uso do ar condicionado. A exposição ao ar condicionado favorece o aparecimento de infecções respiratórias agudas, mas não pelo fato de baixar ou aumentar a temperatura do ambiente, mas sim porque este equipamento desidrata o ar, ressecando o muco protetor que reveste as mucosas das vias aéreas. Isso causa a destruição dos anticorpos que atacam os vírus, bactérias e germes que invadem nosso corpo pelas vias aéreas, deixando-o vulnerável às infecções.
Principais doenças do inverno
Como citamos acima, é no inverno que as bactérias e vírus de proliferam. Sendo assim, as doenças que mais aparecem durante esta estação são aquelas que atacam as vias respiratórias. Confira quais são e entenda um pouco mais sobre cada uma delas:
- Resfriado: Dura entre quatro e cinco dias e não chega a causar um grande mal ao organismo, porém o enfraquece e caso não seja tratado corretamente pode se agravar. Os sintomas são: coriza, o trancamento das vias respiratórias, febre, espirros e dor de garganta.
- Gripe: Sendo considerada um resfriado mais forte, ela apresenta os mesmos sintomas, porém com febre alta, dores no corpo e até falta de ar. Caso não tratada corretamente, também pode se agravar e gerar complicações.
- Pneumonia: A pneumonia é uma infecção aguda nos pulmões, causada por bactérias, vírus ou fungos. Essa doença pode ser a causa de uma gripe ou resfriado não tratados corretamente, ou surgir após uma crise de bronquite muito forte. Os sintomas da pneumonia são a tosse incessante, o cansaço, dores no corpo, calafrios, suor, febre, falta de ar e dor no tórax.
- Amigdalite: É uma inflamação nas amídalas, decorrentes da ação de bactérias ou vírus, que causa dor de garganta intensa, mau hálito e febre alta. Algumas pessoas realizam uma operação para retirar as amídalas depois de ser infectado, por isso algumas pessoas não pegam essa doença. Porém, isso não impede que outras infecções ataquem a garganta.
- Asma: A doença ocorre quando as bactérias ou vírus atacam os pulmões e vias aéreas, causando uma inflamação. O infectado fica com chiados no peito, tosse e falta de ar. Geralmente, as crianças são afetadas de forma bastante grave e deve ser tratado com muita cautela.
- Bronquite: Pode ser diagnosticada após a ocorrência de tosse seca seguida de tosses com catarro. Trata-se da inflamação dos brônquios, que impedem a chegada do ar ao pulmão, gerando falta de ar. Se não tratada corretamente, pode ocasionar uma pneumonia.
- Otite: Ocorre quando os vírus e bactérias atacam os ouvidos após migrarem da garganta. Essa doença causa dores no ouvido seguidas de tosse e febre. A infecção é bastante comum em crianças, e se não tratada com antecedência, pode gerar riscos graves.
- Rinite: Trata-se de uma irritação ou inflamação na mucosa do nariz. Essa infecção causa espirros incessantes, coriza, coceira e entupimento do nariz. É uma das doenças alérgicas mais comuns, principalmente em locais com bastante pó e pelos.
- Sinusite: Causada pelo ataque de vírus ou bactérias às cavidades do crânio em torno do nariz, conhecidas como seios nasais. A infecção tem como característica a dor de cabeça, inchamento das pálpebras, entupimento do nariz, secreção nasal e dor nos olhos.
Ninguém gosta e nem quer ficar doente, mas para se proteger é preciso tomar alguns cuidados e atitudes que vão te tirar da zona de conforto no inverno, mas que vão ajudar a manter a saúde em dia e longe das doenças comuns no inverno.
Cuidados com a saúde no inverno
Para cada infecção existem tratamento com medicamentos diferentes, mas a prevenção é simples e serve para todas. Sabemos que algumas destas dicas podem ser vistas como desconfortáveis durante este período do ano, no entanto são atitudes que vão te ajudar a ficar longe desses riscos:
- Beba bastante água: Independente da época do ano, deve-se manter o corpo muito bem hidratado, pois isso mantém os anticorpos mais fortes contra os possíveis vírus. Além disso, a necessidade constante de urinar contribui para limpar o organismo constantemente.
- Pratique atividades físicas: Essa dica também vale para todo o ano, no entanto, a prática de atividade física causa suor e seguindo o mesmo princípio da urina, mantém o seu organismo mais forte na luta contra as doenças.
- Alimentação balanceada e adequada: A temperatura cai e a sensação de fome aumenta? Isso é muito comum durante o inverno, pois nosso corpo aumenta o gasto calórico para manter a temperatura do corpo estável. No entanto é preciso redobrar os cuidados com a alimentação, optando por uma alimentação saudável e balanceada.
Dê preferência para alguns alimentos:
– Castanha-do-pará, amêndoas e nozes
– Frutas vermelhas, como amora, morango, mirtilo e uva
– Alimentos integrais e fibras, como arroz integral, aveia, linhaça e quinoa
– Verduras em geral, folhas verde-escuras como rúcula, couve, agrião e espinafre
– Água, chá e sucos
Deixe o ar circular: Manter o ambiente arejado, por mais que você sinta frio, é imprescindível, pois a circulação do ar leva os vírus e bactérias para fora, trazendo oxigênio limpo para a sua respiração.
Agasalhe-se bem: Não sinta vergonha e nem medo de se encher de blusas, pois essa será sua maior proteção ao sair de casa. Manter seu corpo aquecido diminui os esforços do seu organismo para elevar a temperatura corporal.
Visite seu médico: Nada de ficar pesquisando na internet os motivos daquela tosse que não passa; o que você encontrar só vai aumentar sua ansiedade e te deixar ainda pior. Para evitar conclusões precipitadas e automedicação, faça uma consulta médica logo que se sentir com mal-estar. Seu médico fará um diagnóstico correto e preciso, lhe indicando um tratamento funcional.
Lembre-se: Se proteger e manter uma vida mais saudável vão te ajudar na prevenção de doenças, permitindo que você tenha mais tranquilidade no seu dia a dia.