Saúde

Cuidados ao treinar na academia do condomínio

Academia dentro do condomínio

Motivos para não ir à academia não faltam… seja por causa do trânsito, chuva, frio, cansaço, falta de vontade ou simplesmente pela falta de tempo. Não importa qual é a desculpa da vez para não ir, as academias em condomínios estão aí para dar um adeus a todas elas.

As academias em condomínios trazem muitas comodidades ao permitir a prática de exercícios físicos tão pertinho de casa, já que o trânsito e a falta de segurança se tornaram problemas muito frequentes nas grandes cidades.

Outro fator que deve ser levado em consideração é que o treino seja realizado com supervisão profissional, o que pode evitar acidentes e lesões durante os treinos.

O Blog Vida de Síndico selecionou algumas dicas para você otimizar os resultados da malhação na academia do condomínio. Confira!

Consulte um médico e/ou um personal trainer

Além de ser obrigatório por lei, realizar uma avaliação física é o primeiro e mais importante passo para que seu treino seja bem estruturado e você conquiste os resultados esperados.

Além disso, ao realizar uma avaliação médica será possível identificar possíveis restrições físicas, o que minimiza muito os riscos. E não basta apenas um exame de rotina, é importante que o médico avalie as alterações do coração e da pressão arterial, realizando testes de esforço físico.

Caso não seja possível um acompanhamento contínuo com um profissional, é recomendado buscar um personal trainer que realize uma avaliação física, indicando o melhor treino de acordo com o objetivo de cada um, bem como de acordo com os aparelhos dispostos na academia de cada condomínio. É importante retornar o contato com este personal, pelo menos a cada dois meses, para realizar ajustes no treino a fim de obter os resultados desejados.

Use roupas e tênis adequados

Ao contrário do que muitos imaginam, o excesso de suor não está ligado ao emagrecimento rápido. Sendo assim, não é necessário usar uma roupa quente mas sim roupas próprias para atividade física. As roupas próprias para praticar atividade física são confortáveis, não limitam os movimentos e são favoráveis à troca de temperatura do corpo com o ambiente. Outro item que merece atenção é o tênis, que precisa ser confortável, de qualidade e com bom amortecimento.

Treine de forma gradual

Regra número um nos treinos: respeite os limites do seu corpo. Ao ultrapassar estes limites, as chances de lesões e desistências aumentam. Então, nada melhor que seguir com um treino gradual, iniciando com exercícios básicos e um número de repetições e séries equilibrados.

Para ter sucesso no seu treino, siga as orientações do seu personal trainer, somente ele pode dizer se você deve ou não aumentar a carga ou o ritmo do treino. É comum termos uma percepção distorcida da intensidade dos exercícios, achamos que a carga está muito leve e aumentamos o peso, após uma semana, ou até menos, o corpo responde com dores intensas. Por isso, respeite seus limites!

Como manter a motivação e a frequência do treino

O síndico anunciou que a academia no condomínio está pronta para uso. Você faz a avaliação física com seu médico de confiança, monta um treino junto com seu personal, compra aquela roupa e tênis somente para malhar e então começa o treino numa segunda-feira. Mas depois de uma semana surge uma certa preguiça e você fica brigando com si mesmo para não inventar desculpas e sabotar o treino.

Isso é normal e faz parte da etapa inicial do processo. Com o passar dos meses, seu corpo vai se acostumando com a rotina de exercícios físicos e ir para a academia vai se tornar um hábito que você vai realizar sem esforço algum. Chegará num ponto que, caso você precise pular um dia de malhação, seu corpo sentirá falta do bem-estar que o exercício físico proporciona.

Dicas rápidas para manter o foco e a determinação no seu objetivo:

  • Treinar sempre no mesmo horário, pois seu corpo vai entender que aquela é a hora de malhar. De preferência para os primeiros horários da manhã ou após o trabalho;
  • Criar metas curtas e possíveis de serem atingidas, pois é mais fácil perder o foco com prazos muitos longos e com objetivos difíceis de atingir;
  • Perder a vergonha por estar fora de forma, todos um dia começaram e estão na academia com o mesmo objetivo, porém alguns estão apenas em uma etapa mais avançada.
  • Procure treinar com um vizinho amigo, assim o treino se torna mais divertido, gera motivação e você poderá levar um puxão de orelha caso falte ao treino.

Como o síndico pode garantir a hora certa de realizar a manutenção do equipamento

No inverno e com as temperaturas baixas a procura pelo uso da academia do condomínio tende a cair. Sendo assim este é o momento adequado para o síndico realizar algumas manutenções que vão garantir a durabilidade dos equipamentos, incluindo também a também a limpeza dos aparelhos.

Este é o momento de analisar de forma mais criteriosa os equipamentos, verificando se necessitam de nova pintura, lembrando de ficar atento aos parafusos e a presença de ferrugem.

Com certeza esses detalhes vão estimular ainda mais os moradores à prática de exercícios físicos.