O Vida de Síndico selecionou 6 títulos de livros sobre gestão de condomínio que vão agregar expertise e conhecimento ao síndico.
O síndico é um administrador, mesmo que não seja exigido a formação em Administração de Empresas, este profissional precisa ser qualificado e capacitado para atender as necessidades do condomínio. Além disso, para exercer a função é normal que o síndico seja autodidata e esteja constantemente buscando meios de aprendizado que possam ajudá-lo em suas tarefas dentro do condomínio.
São diversas as áreas em que o síndico atua durante sua gestão, sendo as principais: administração, contabilidade, direito, finanças, recursos humanos, liderança e gerenciamento de crises.
Ufa! É muita coisa hein?!
Por isso, o Vida de Síndico selecionou 6 títulos de livros que vão ajudar nessa caminhada de gestão, ou preparar o futuro síndico para atender as demandas que o condomínio necessita.
1. Legislação de Condomínio – Coletânea Prática
Livro escrito por Luiz Fernando de Queiroz e Olga Maria Krieger, reúne questões importantes como: Lei do Condomínio e do Bem da Família e o Código Civil. Além disso fala sobre as novas regras, como a obrigação de tornar o consumo de água individual.
Sinopse
Esta coletânea transcreve com coerência e praticidade a legislação da propriedade em condomínio no país. Agora em quarta edição, a seleção das leis foi atualizada, principalmente pela entrada em vigor do novo Código de Processo Civil, e ampliada, com a introdução de novas normas legais, como aquelas relativas à isenção de imposto de renda para receitas de condomínio e obrigação de individualizar o consumo de água.
Por fim, o índice temático remissivo continua sendo um minucioso e completo guia de buscas sobre os diferentes assuntos abordados na legislação condominial.
2. Manual Prático do Condomínio, Síndico e Condôminos
Escrito por Ivan Horcaio, este manual lançado em outubro de 2018, traz um conteúdo bem atual, tratando tanto de questões legais quanto da nova reforma trabalhista.
Sinopse
Hoje é muito complexa a administração de um condomínio. Há cada vez menos espaço para o improviso, seja por conta das exigências legais, seja por conta da cada vez maior cobrança dos proprietários que têm aumentado sua consciência de que sua unidade não é apenas sua moradia, mas um patrimônio caro e importante. O síndico, profissional ou não, tem que estar sempre muito atualizado e pronto a enfrentar qualquer problema que possa aparecer pois, legalmente, é ele que responde pelo condomínio e para o condomínio. Além de todo conteúdo apresentado, são disponibilizadas mais de 900 questões comentadas, com a fundamentação legal, sempre que for o caso. O conteúdo está dividido de forma a facilitar a consulta nos casos específicos, bem como propiciar uma leitura agradável e informativa ao longo de seus 16 capítulos. O livro está atualizado com o novo Código de Processo Civil e com a nova reforma trabalhista e foi escrito de forma dirigida aos síndicos, advogados da área condominial e também às administradoras de condomínio.
3. O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança
Muitos já conhecem esta obra, a qual se tornou popular entre líderes e gestores. O autor é James C. Hunter. Ele conseguiu mostrar neste livro o que é a verdadeira liderança, confrontando a vida antiga de um executivo com sua nova vida em um mosteiro.
Sinopse
Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.
Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.
É impossível ler esse livro sem sair transformado. O monge e o executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.
4. Revolucionando o Condomínio
Livro de autoria de Rosely Benevides de Oliveira Schwartz, lançado em setembro de 2017, traz questões onde tanto o síndico, quanto moradores e funcionários, encontram mais dificuldade de conciliação. Afinal, agradar a todos não é tarefa fácil.
Sinopse
Morar em condomínio tem inúmeras vantagens, mas algumas desvantagens também. Entre elas está a dificuldade de conciliar as expectativas de todos os moradores segundo a legislação e as normas internas. Para viver bem em condomínio, microcosmo da convivência humana, é necessário compreender não só todo o seu funcionamento, mas também as características do grupo. Revolucionando o Condomínio é o primeiro livro destinado a síndicos, moradores, funcionários, administradoras e fornecedores de serviços. Aqui, a autora aborda os principais tópicos que envolvem a administração de um condomínio e enfatiza a participação e a colaboração de todos na tentativa de criar uma convivência pacífica, segura, transparente e ética.
5. Gestão de condomínio: Direto ao assunto
Lançado em março de 2017, este livro, escrito por Mário Tabosa Filho, traz ótimas questões práticas para uma boa gestão, já que o autor atuou como administrador de condomínios, o que torna a leitura mais clara o objetiva.
Sinopse
Um livro destinado a síndicos, condôminos, inquilinos, administradores, acadêmicos e curiosos que desejam um caminho eficiente para a melhoria da qualidade de vida e social de um condomínio. A atuação do autor, como administrador de condomínios, evidenciou-lhe a necessidade de tornar mais claras, objetivas e acessíveis as informações para uma boa gestão condominial, sintetizando as informações tornando-as práticas e aplicáveis. Com conteúdo de fácil compreensão, tem sua aplicabilidade identificada com formulários que servem de referência, dirimindo eventuais dúvidas que são comuns a quem não possui familiaridade com a linguagem das áreas de administração, contabilidade e finanças.
6. Ser Síndico não É Padecer no Condomínio
Escrito por Lino Araujo e lançado em março de 2016, este livro traz questões relevantes — muitas vezes difíceis de serem resolvidas — que todo síndico tem durante sua gestão.
Sinopse
Com o crescimento cada vez maior e aparentemente ilimitado das cidades, grande parte da população atualmente mora em apartamentos ou em condomínios fechados (também chamados de vilas residenciais). E, a tarefa de administrar o convívio e os interesses dessa imensa massa de pessoas torna-se cada vez mais difícil e desgastante para todos aqueles que se dispõe a exercer a função de síndico. Procurando amenizar os problemas que decorrem das relações de vizinhança dos condôminos entre si e com terceiro, a presente obra se mostra uma ferramenta útil tanto para as administradoras quanto para os síndicos e os condôminos, fornecendo-lhes respostas à luz da legislação, da doutrina e da jurisprudência dos nossos Tribunais para mais de 600 dúvidas relevantes sobre os mais diversos aspectos da vida condominial. Elaborada por advogados especialistas com larga experiência profissional, a presente obra é indispensável para todos aqueles que se interessam pelas questões que envolvem esse importante assunto.
O que achou dos títulos sugeridos? Já leu algumas dessas obras?
Quer deixar uma dica de livro? Deixe seu comentário logo abaixo!