Transparência, organização e comprometimento – estas são as principais competências para que um síndico de condomínio alcance o sucesso!
Sabemos que resolver problemas difíceis faz parte do dia a dia de todo síndico, e que essa tarefa demanda um bom tempo e dedicação.
Para que o síndico obtenha êxito em suas atividades e não deixe questões em aberto, o blog Vida de Síndico selecionou os 5 principais erros na gestão de condomínio. Confira a seguir!
1 Falta de planejamento e organização financeira
O síndico deve ter sempre em mente que está lidando com o dinheiro de terceiros e com isso vem uma grande responsabilidade.
Infelizmente a falta de planejamento e de organização financeira são erros comuns que um síndico de condomínio comete.
Um condomínio, de certa forma, deve funcionar como uma empresa, e para que essa se mantenha bem e estável, é preciso realizar um planejamento financeiro, com metas mensuráveis para o próximo trimestre, semestre e até ano.
Já a falta de organização financeira pode trazer graves prejuízos ao condomínio, como a falta de água ou luz.
Uma solução para estas situações é o uso de um software para gestão de condomínio, onde o síndico possa manter a organização financeira e a transparência, para que os condôminos possam consultar, quando necessário.
2 Falta de transparência
Quando falamos de organização financeira, é impossível fugir da falta de transparência, afinal é direito de todo morador saber onde seu dinheiro está sendo aplicado. Assim, para uma gestão transparente, é dever do síndico apresentar todos os gastos e custos que o condomínio apresenta.
A falta de transparência por parte da gestão do condomínio pode levar a alguns conflitos, tais como:
– Depreciação do patrimônio;
– Falta de interesse dos moradores sobre a gestão do condomínio;
– Desconfiança dos condôminos sobre a integridade da gestão.
3 Divulgação de inadimplentes
Colocar cartazes em elevadores, murais ou qualquer outro ponto visível divulgando o nome dos condôminos inadimplentes é um erro grave e pode gerar algum conflito sério, de difícil solução.
Sabemos que para manter a operação de um condomínio em dia é necessário que os moradores paguem suas despesas. Mas infelizmente a inadimplência afeta aqueles que pagam suas taxas em dia.
No entanto não é aconselhável tornar público o nome dos moradores inadimplentes, pois além destes condôminos se sentirem lesados, poderão recorrer à justiça por danos morais, levando o condomínio a mais prejuízos financeiros.
O melhor caminho a seguir em situações como estas é comunicar cada condômino, seja através de comunicados individuais ou por meio de boletos.
4 Desconhecer a Lei do Condomínio
Caso o síndico tenha desconhecimento das normas de condomínio, dificilmente será capaz de fazer uma boa gestão. Através da Lei n.º 4.591, de 16 dezembro de 1964, estão regulamentados os principais pontos que a gestão de condomínio deve respeitar, assegurando assim a harmonia, organização e estabilidades do local.
Em sequência desta lei estão as normas da convenção do condomínio, as quais devem ser seguidas pelo síndico e pelos condomínios.
5 Não terceirizar serviços
Serviços como: limpeza, jardinagem, recepção e até portaria, podem ser terceirizados por meio de empresas especializadas, trazendo economia para o condomínio e aumentando a eficiência de algumas atividades.
Contratando empresas terceirizadas, o condomínio contará com o trabalho de profissionais especializados naquilo que fazem, além de não precisar assumir encargos trabalhistas de funcionários, como INSS e FGTS.
O que achou desta lista? Acrescentaria outros erros de gestão de condomínio?
Compartilhe conosco sua opinião!